Atletismo


PARTILHE AS SUAS FOTOS [arquivos@portimonense.pt]

Resumo

Pelo que parece o Portimonense em 1936 já tinha o Atletismo como secção no clube.

Isso está identificado nesta carta oficial datada de 1936 que no lado esquerdo identifica o atletismo como secção do clube.

Possivelmente terá aparecido e ressurgido ao longo dos tempos até que na história mais recente,  o Atletismo, apareceu como secção do clube em 1980 por intermédio de Agostinho Santos, que acumulou, de inicio o cargo de seccionista e atleta.

A modalidade contava com atletas nas especialidades de corta mato, fundo e meio fundo (1.500m, 5.000m e 10.000m) e disputava as provas essencialmente no Algarve.

Foram várias as pessoas da cidade que fizeram parte do Atletismo do Portimonense, uns só pelo prazer de praticar desporto, outros,  como António Augusto (que também foi seccionista), João Ribeiro o "Palhinha", Nuno Augusto, Joaquim Carvalho e o Dionísio que levavam as provas e os treinos como autênticos profissionais.

Muitos jovens da nossa cidade, fizeram parte nos anos 80 e 90 dos quadros da secção e disputaram muitas provas no Algarve nos escalões de formação.

Lembro-me das provas de corta mato, organizadas salvo erro, pelas escolas (Liceu e Ciclo), onde estavam os olheiros do Portimonense "à pesca" dos jovens que se destacassem nessas corridas, para convidá-los a treinarem e correrem pelo clube.

A secção apesar de ter indo perdendo fulgor, ainda permaneceu a funcionar até 2010 graças a um punhado de atletas liderados por António Augusto que práticamente sem apoios, continuavam a representar o Portimonense em provas no Algarve.

A secção acabaria por encerrar definitivamente a meio de  2010, por altura das grandes obras no Estádio Municipal aquando do regresso da equipa de futebol profissional à I Divisão.

Deixe um comentário no Grupo de Facebook
ou envie para arquivos@portimonense.pt
 
1709