Clube


PARTILHE AS SUAS FOTOS [arquivos@portimonense.pt]

O emblema do Portimonense

Não é fácil falar do emblema do Portimonense em face da enorme falta de informação e da inexistência de arquivos.

Sabe-se que o Portimonense foi fundado em 1914 por um grupo de entusiastas, mas durante mais de uma década o Portimonense viveu, pode dizer-se, na 'clandestinidade', só em 1925 foram aprovados os primeiros estatutos do clube pelo Governador Civil de Faro.

Existe até 1925 pelo menos uma foto que mostra numa das camisolas um emblema sobre o qual não consegui qualquer explicação.

 

Nos primeiros estatutos em 1925, o emblema ficou então claramente referenciado: uma águia sobre um escudo, nas cores representativas do clube (preto e branco), com as iniciais "PSC"  ao centro, entrelaçadas.

 

Desde essa altura e até 2007, o símbolo do Portimonense sofreu algumas pequenas variantes, no formato e na cor da águia

 

Em fevereiro de 2007, foram apresentados novos equipamentos que traziam um emblema diferente da tradicional águia sobre o escudo e as iniciais PSC entrelaçadas definidos desde os estatutos elaborados em 1925.

Na altura, a direção do clube para padronizar e dar uma imagem mais moderna ao símbolo que é a marca do clube e aproveitando o lançamento de equipamentos de um novo fornecedor, apresentou um novo emblema adotando a Águia de Bonelli (uma espécie autóctone do sul de Portugal) substituindo a águia dourada de espécie indiferenciada no topo, arredondando os bordos superiores do escudo, colocando de forma legível e em dourado o nome PORTIMONENSE que identificava o clube e finalmente trocando as inicias PSC por um padrão de listas verticais a preto e branco.

Este símbolo renovado, não caiu bem nas hostes alvinegras e durou apenas alguns dias, conheça aqui esta história.

 

O novo símbolo, que se mantém até hoje, foi oficialmente apresentado três dias depois a 25 de fevereiro de 2007, no estádio, por meio de uma lona gigante colocada no relvado numa partida frente ao Vizela.
A águia e a forma do escudo mantiveram-se, mas as inicias PSC recuperaram o seu lugar no centro do emblema

 

Webgrafia:
www.facebook.com
Deixe um comentário no Grupo de Facebook
ou envie para arquivos@portimonense.pt
 
1143